CLIPPING DE 28/06/2013

PMEs são as entidades que mais pedem informações ao governo federal:
Pequenas e médias empresas fizeram 973 pedidos ao e-Sic, seguidas pelas empresas de grande porte, que utilizaram o sistema em 249 oportunidades.
Pequenas e médias empresas são responsáveis por 36% dos pedidos de informação pública feitos por pessoas jurídicas, de acordo com dados do Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão (e-Sic). Foi somente com a publicação, no dia 1º de julho, de um sistema para acompanhamentos das estatísticas de pedidos de informação para o Executivo federal que os dados sobre utilização dessa ferramenta por tipo de entidade foi divulgado.
Os pedidos feitos por pessoas jurídicas representam 4,7% das perguntas dirigidas ao governo federal, de 16 de maio de 2012, quando entrou em vigor a Lei de Acesso à Informação (LAI), até o último dia 15 de junho. Embora pareça pequeno, esse é um volume maior do que os pedidos feitos por pessoas físicas de 19 Estados brasileiros.
As pequenas e médias empresas fizeram 973 pedidos, seguidas pelas empresas de grande porte, que utilizaram o e-Sic em 249 oportunidades. Já os veículos de comunicação fizeram apenas 57 pedidos ao governo federal, o que representa 2,1% das perguntas encaminhadas por pessoas jurídicas e confirma a baixa utilização da LAI pela mídia no Brasil, se comparada com a situação em outros países.
Os dados divulgados pela Controladoria-Geral da União (CGU) sobre pessoas jurídicas mostram uma inconsistência, já que 30% dos pedidos feitos por entidades não foram informados ou foram classificados como “Outros” pelos próprios demandantes da informação.
Veja na tabela abaixo os dados sobre a utilização da LAI por pessoas jurídicas.















As estatísticas do e-Sic
O sistema de acompanhamento das estatísticas do e-Sic permite que o usuário obtenha os dados de cada mês, com informações como quantidade de pedidos recebidos por cada órgão e o perfil dos solicitantes. Os relatórios podem ser acessados pela maioria dos navegadores de internet e exportados para vários formatos de arquivos, inclusive abertos e legíveis por máquinas.
Uma das limitações do sistema, no entanto, é não permitir a consulta para períodos maiores do que 12 meses. Por conta disso, já não é possível obter em uma única pesquisa os dados desde o início da vigência da Lei de Acesso à Informação, em maio de 2012.
Por Pedro Malavolta, do Instituto Ethos

CLIPPING DE 27/06/2013

IBEF irá certificar 25 empresas com excelência em Sustentabilidade:
O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Nacional irá certificar 25 das 82 empresas que se inscreveram no Prêmio IBEF de Sustentabilidade 2013. Dentre as certificadas, dez serão vencedoras, duas em cada categoria (Administração de Conflitos, Estrutura da Operação, Gestão, Governança e Valorização) uma sendo micro e pequena empresa e outra entre média e grande empresa. O evento de Certificação e Premiação acontecerá dia 30/07 no Jockey Club Brasileiro. O objetivo do projeto, que conta com o patrocínio da Petrobras, SEBRAE, Deloitte e Oi, é reconhecer e disseminar tais práticas de desenvolvimento das organizações e estimular a adoção de ações sustentáveis pelas empresas brasileiras.
A Banca Examinadora do projeto, formada por executivos e acadêmicos de reconhecida atuação em suas respectivas áreas, analisou os cases recebidos levando em consideração os requisitos da Metodologia do Pentágono em Sustentabilidade, com base no livro “Avaliação de Investimentos Sustentáveis”, de autoria de Marcos Rechtman, (Diretor de Sustentabilidade do IBEF-Rio) e Carlos Eduardo Frickmann, Professor da UFRJ.
Mais informações acesse: www.ibefrio.org.br.
Sobre o Prêmio IBEF de Sustentabilidade
Criado em 2010, o “Prêmio IBEF de Sustentabilidade” foi desenvolvido para orientar a atuação das empresas nos diversos aspectos que envolvem o tema, tais como: a responsabilidade ambiental, justiça social, viabilidade econômica, gestão, administração de conflitos, governança e estrutura da operação. Além disso, oferecer visibilidade das boas práticas exercidas pelas empresas e organizações. O direcionamento estratégico foi baseado no livro “Avaliação de Investimentos Sustentáveis”, de autoria de Marcos Rechtman (Diretor de Sustentabilidade do IBEF) e Carlos Eduardo Frickmann (Professor da UFRJ). Os autores, por meio de pesquisas, estudos e orientações de profissionais da área, estabeleceram conceitos de direção e gestão empresarial, – a Metodologia do Pentágono em Sustentabilidade – caracterizando e disseminando a responsabilidade socioambiental como paradigma complementar a performance econômico-financeira.
Sobre o IBEF
Criado em 1971, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Nacional é uma entidade de utilidade pública federal, estadual e municipal, sem fins lucrativos, apartidária e que reúne os principais executivos e empresários do país.
No início de sua criação o IBEF era formado por executivos financeiros, mas abriu as portas para profissionais de diversos setores em função da abrangência dos assuntos em que se envolveu ao longo desses anos. Hoje, além de executivos de diversos setores e empresários, fazem parte do quadro de associados homens públicos, acadêmicos e profissionais liberais. O IBEF-Rio realiza atividades nas áreas de treinamento, pesquisa, estudos e projetos em diversos segmentos de nossa economia, com discussão dos importantes temas nacionais e regionais, além de promover inúmeros congressos e seminários organizados com a participação de autoridades e personalidades da iniciativa privada.
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CLIPPING DE 26/06/2013

Os Dez Mandamentos da empresa responsável:


Especialista dá dicas essenciais para as empresas que querem adotar práticas socialmente responsáveis e estimula o diálogo com os
stakeholders
Por Rogério Ruschel (*)
1. Identifique os problemas socioambientais potenciais e reais existentes em todas as áreas da empresa – e não só na área de produção. Pode-se economizar energia e matérias-primas, reciclar materiais e reduzir hábitos esbanjadores em toda a organização.
2. As soluções devem ser tecnicamente honestas e politicamente desejáveis, porque investimentos em responsabilidade socioambiental devem ser planejados como aqueles que aumentam os lucros.
3. Promova mudanças comportamentais “de cima para baixo e de dentro para fora”. Quase sempre a cúpula é a mais reacionária em termos de mudanças reais; os diretores devem dar o exemplo e a empresa só deve divulgar seu esforço em responsabilidade social depois de ter feito as “lições de casa”.
4. Situe os valores socioambientais no contexto da cultura corporativa de maneira irreversível, no “DNA da empresa” – e zele por eles. Não considere sustentabilidade como custo, e sim como investimento.
5. Permita, facilite e promova a contribuição dos funcionários. Programas de mudança comportamental precisam ser participativos e os de caráter socioambiental motivam iniciativas individuais muito ricas – geralmente mais ricas do que iniciativas empresariais.
6. Estenda suas conquistas socioambientais a seus fornecedores e parceiros de negócios. No fundo, todos querem mudar, mas alguns podem precisar de uma ajuda especial, de um empurrãozinho. E sem eles você não vai mudar.
7. Ouça a comunidade, respeite sua opinião e trabalhe em conjunto com ela, e não contra ela. O “inimigo” é a inércia e, como ela é inimiga de todos, a parceria é sempre a melhor solução.
8. Entenda educação ambiental como parte da formação básica e indispensável dos funcionários que tomam decisões na empresa – hoje e no futuro.
9. Tenha paciência e calma com ataques externos agressivos: ambientalistas, lideranças sociais e jornalistas também estão aprendendo a conviver. Diálogo é sempre o melhor caminho, na sustentabilidade e na vida.
10. Prepare-se para a construção de novas relações éticas e estratégicas com o mundo externo – até mesmo para “dormir com o inimigo”. Este será um aprendizado difícil e completamente novo.
* O jornalista Rogério R. Ruschel é consultor em sustentabilidade e diretor da Ruschel & Associados.
Artigo publicado originalmente na revista Meio e Mensagem, em 1998.
______________
Este texto faz parte de uma série de artigos de especialistas promovida pela área de Gestão Sustentável do Instituto Ethos, cujo objetivo é subsidiar e estimular as boas práticas de gestão.
Veja também:

A promoção da igualdade racial pelas empresas, de Reinaldo Bulgarelli;

Relacionamento com partes interessadas, de Regi Magalhães;

Usar o poder dos negócios para resolver problemas socioambientais, de Ricardo Abramovay;

As empresas e o combate à corrupção, de Henrique Lian;

Incorporação dos princípios da responsabilidade social, de Vivian Smith;

O princípio da transparência no contexto da governança corporativa, de Lélio Lauretti;

Empresas e comunidades rumo ao futuro, de Cláudio Boechat;

O capital natural, de Roberto Strumpf;

Luzes da ribalta: a lenta evolução para a transparência financeira, de Ladislau Dowbor;

Painel de stakeholders: uma abordagem de engajamento versátil e estruturada, de Antônio Carlos Carneiro de Albuquerque e Cyrille Bellier;

Como nasce a ética?, de Leonardo Boff;

As empresas e o desafio do combate ao trabalho escravo, de Juliana Gomes Ramalho Monteiro e Mariana de Castro Abreu;

Equidade de gênero nas empresas: por uma economia mais inteligente e por direito, de Camila Morsch;

PL n° 6.826/10 pode alterar cenário de combate à corrupção no Brasil, de Bruno Maeda e Carlos Ayres;

Engajamento: o caminho para relações do trabalho sustentáveis, de Marcelo Lomelino;

Sustentabilidade na cadeia de valor, de Cristina Fedato;

Métodos para integrar a responsabilidade social na gestão, de Jorge Emanuel Reis Cajazeira e José Carlos Barbieri;

Generosidade: o quarto elemento do triple bottom line, de Rogério Ruschel;

O que mudou na sustentabilidade das empresas, de Dal Marcondes; e

- Responsabilidade social empresarial e sustentabilidade para a gestão empresarial, por Fernanda Gabriela Borger.

CLIPPING DE 25/06/2013

Realiza-se na USP a Conferência Livre de Meio Ambiente:
A Comissão de Estudos de Problemas Ambientais (Cepa) e o Centro Multidisciplinar de Estudos em Resíduos Sólidos (Cersol), ambos da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, realizam, em São Paulo, a Conferência Livre de Meio Ambiente – As Embalagens e a Prevenção de Resíduos. O evento ocorrerá em 28 de junho de 2013, das 8h00 às 17h00, no auditório do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da USP.
O encontro é parte do processo previsto para a construção da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA), que irá realizar-se de 24 a 27 de outubro de 2013, em Brasília, e versará sobre o tema “Resíduos Sólidos”, tendo o objetivo de contribuir para a implantação da Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
O propósito das conferências livres é identificar medidas que ajudem na implementação da gestão compartilhada de resíduos sólidos, tomando por base os objetivos da lei: não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
A Conferência Nacional debaterá quatro eixos: produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais; geração de trabalho, emprego e renda; e educação ambiental. Dois desses eixos serão discutidos na Conferência Livre da USP, buscando reunir propostas que contribuam para a construção de uma sociedade mais consciente: produção e consumo sustentáveis; e redução de impactos ambientais.
Os principais temas abordados no encontro em São Paulo serão:
-    Tecnologias para embalagens sustentáveis/sacolas plásticas
-    Design do produto/embalagem
-    Reciclagem de embalagens/sacolas plásticas
-    Embalagem como componente estratégico do marketing
-    Regulamentos sobre embalagens/certificação
SERVIÇO

O quê:
Conferência Livre de Meio Ambiente – As Embalagens e a Prevenção de Resíduos;

Quando: 28 de junho de 2013, das 8h00 às 17h00;

Local: Auditório do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da USP;

Endereço: Av. Professor Mello Moraes, 2463 – Cidade Universitária, São Paulo (SP);

Mais informações e inscrições: Pelo e-mail cepa@usp.br.

CLIPPING DE 24/06/2013

Participe da entrega do Prêmio ABF-Afras Destaque Sustentabilidade:
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Associação Franquia Sustentável (Afras) convidam a todos para a cerimônia de entrega do Prêmio ABF-Afras Destaque Sustentabilidade 2013. O evento será no dia 27 de junho de 2013, às 19h00, no Buffet Mansão Cidade Jardim, em São Paulo.
O Selo Destaque Sustentabilidade, destinado é a novidade desta edição do prêmio e seu objetivo é estimular, reconhecer e homenagear as práticas de responsabilidade social dos franqueadores.
A cerimônia contará também com uma atração cultural inédita a ser apresentada por uma organização social.
SERVIÇO

O quê:
Cerimônia de entrega do Prêmio ABF-Afras Destaque Sustentabilidade 2013;

Quando: 27 de junho de 2013, às 19h00;

Local: Buffet Mansão Cidade Jardim;

Endereço: Rua Des. Armando Fairbanks, 142 – Cidade Universitária, São Paulo (SP);

Inscrições: Confirmar presença com Carolina Prado, pelo e-mail cprado@abf.com.br ou pelo telefone (11) 3020-8846. O valor do convite é de R$ 180,00 e o traje é social.