CLIPPING DE 27/04/2013

Conferência Sustainable Brands ocorre pela primeira vez no Brasil:
Nos dias 8 e 9 de maio de 2013, acontece no Rio de Janeiro a Conferência Internacional de Sustentabilidade Sustainable Brands Rio 2013. Realizada por meio de uma parceria entre a Sustainable Life Media e a Report Sustentabilidade, a iniciativa vai apresentar alguns dos cases de inovação, de tecnologia e de gestão que estão construindo as marcas mais fortes do futuro.

Lei Anticorrupção aprovada na Câmara beneficia empresas responsáveis:
Desde 2004, o Instituto Ethos vem pedindo uma legislação como essa e participou ativamente da mobilização de empresas em favor da sua aprovação.
Por Paulo Itacarambi*
A aprovação na Comissão Especial da Câmara, por unanimidade, do Projeto de Lei nº 6826, conhecido como Lei Anticorrupção, é um grande passo para o desenvolvimento da responsabilidade social nas empresas. A punição deixa de atingir apenas o funcionário que tenha cometido algum ato de corrupção contra a administração pública nacional ou estrangeira e alcança a própria empresa. Melhor: as empresas que implantam sistemas de prevenção da corrupção e de compliance com a legislação passam a ter atenuantes legais no caso de serem arroladas em malfeitos que não tenham conseguido evitar.

CLIPPING DE 26/04/2013


Mais bem informado, consumidor dá mais valor à sustentabilidade do que ao consumismo:

Pesquisa Akatu destaca que os consumidores brasileiros já sabem mais sobre sustentabilidade e RSE e estão mais críticos em relação às empresas.

O Instituto Akatu lançou nesta quinta-feira (25/4) a Pesquisa Akatu 2012: Rumo à Sociedade do Bem-Estar. Trata-se da oitava edição da série de publicações “Responsabilidade Social Empresarial – Percepção pelo Consumidor Brasileiro”, que


A diminuição da maioridade penal e a Lei do Aprendiz:
A lei insere os jovens no mercado de trabalho, tirando-os da rua e da criminalidade, auxilia na vida financeira deles e beneficia sua escolaridade.
Por Sérgio Mindlin*
Os recentes casos de violência praticados por jovens causaram legítima indignação da população e

CLIPPING DE 25/04/2013

Nenhum Estado cumpre prazo de resposta da LAI para dados da Copa 2014:
Seis Estados não responderam aos pedidos protocolados pelo Ethos e parceiros do projeto Jogos Limpos e quatro responderam fora do prazo.
Os Estados que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014 ainda não se adaptaram à Lei de Acesso à Informação (LAI), segundo experiência do Instituto Ethos. Seis deles não responderam aos pedidos protocolados e os outros cinco responderam fora do prazo de 30 dias. Não foram feitas perguntas para o Distrito Federal, que já havia sido avaliado anteriormente, quando do pedido de indicadores municipais.

CLIPPING DE 24/04/2013

As empresas e o desafio do combate ao trabalho escravo:
Em 1995, o governo brasileiro, numa atitude corajosa, confirmou a existência de trabalho em condições análogas às de escravo no Brasil e começou a tomar medidas para erradicá-lo. Todavia, de acordo com estimativas feitas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), existem ainda no país cerca de 20 mil trabalhadores em situação de escravidão.

Akatu lança Pesquisa 2012: Rumo à Sociedade do Bem-Estar:
A série de pesquisas do Instituto Akatu “Responsabilidade Social Empresarial – Percepção do Consumidor Brasileiro” chega à sua oitava edição, que será lançada no dia 25 de abril de 2013.
Com o título “Pesquisa Akatu 2012: Rumo à Sociedade do Bem-Estar – Assimilação e Perspectivas do Consumo Consciente no Brasil & Percepção da Responsabilidade Social Empresarial pelo Consumidor Brasileiro”, novo volume da pesquisa lança um olhar sobre o presente momento de transição do modelo civilizatório e de consumo que vivemos.

CLIPPING DE 23/04/2013

Atitudes que valorizam a moda:
Zara adota estratégia de gestão para sua cadeia de fornecimento que visa reduzir carências, ampliar competitividade e melhorar condições de trabalho.
Por Paulo Itacarambi*
No final de março, mais três grandes marcas de moda no Brasil foram acusadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) de utilização de trabalho análogo à escravidão em oficinas de costura na cidade de São Paulo.

Mesa de Diálogo “Um ano da Lei de Acesso à Informação”:
Organizações da sociedade civil promovem evento para avaliar primeiro ano de vigência da lei e discutir os entraves que ainda restringem o direito de acesso à informação.
Há um ano, a sociedade brasileira ganhou um importante instrumento de ampliação da transparência e do controle social: a Lei nº. 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação (LAI). Com o objetivo de fazer uma avaliação desse período de vigência e debater as perspectivas para a efetivação dessa lei, a Rede pela Transparência e Participação Social (RETPS) promove, no dia 16 de maio de 2013, a Mesa de Diálogo “Um ano da Lei de Acesso à Informação: balanço dos avanços e desafios”.