A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia iniciou às inscrições para que as empresas e entidades do terceiro setor possam concorrer ao selo de reconhecimento sustentável, confiado pelo Projeto Empresa Cidadã. Na composição do Selo Empresa Cidadã 2013 estão três categorias. As empresas concorrem ao selo “Empresa Cidadã”; as entidades do terceiro setor ao selo “Excelência Cidadã” e pessoas físicas com ao título “Cidadão Benemérito”. As inscrições vão até o dia 15 de julho.
Para concorrer ao Selo, empresas, ONGs e cidadãos que desenvolvem ações de responsabilidade social e tiverem interesse de participar podem preencher a ficha de inscrição e o roteiro de avaliação do projeto, disponíveis na CDL. A inscrição é gratuita e a entrega da ficha e do roteiro deverá ser feita em quatro vias, sendo duas impressas e duas em mídia eletrônica (CD, DVD ou pendrive). Poderão ser anexados peças de divulgação, fotografias, documentos importantes, clippings de notícias, diplomas, DVDs e outros materiais que reforcem o valor de sua atuação e comprovem o projeto. O período de avaliação pela comissão julgadora acontece de 1º de agosto a 1º de outubro. Os vencedores receberão a premiação no dia 29 de outubro. Os projetos classificados são contemplados com o direito de utilização do Selo Empresa Cidadã, Excelência Cidadã em divulgações e materiais publicitários, entre outros, pelo período de 2 anos.
Pré-requisitos
Para concorrer aos Selos empresas e instituições do 3º setor devem estar em conformidade com a legislação vigente. Não se pode empregar mão de obra infantil, nem comprar produtos ou serviços de empresas que o façam. Outra exigência é que a empresa ou instituição precisa estar desenvolvendo o projeto há pelo menos um ano. Durante o processo de seleção será levado em conta o objetivo do projeto, tendo como indicador a relevância social e a prioridade para a comunidade. Estratégias de originalidade da iniciativa e potencial de evolução do projeto, bem como execução e resultados benéficos para a comunidade também serão avaliados. Para a classificação das dos projetos concorrentes ainda serão levados em conta a defesa dos direitos humanos e sociais, do trabalho, da vida e da cidadania.
O Projeto Empresa Cidadã visa fomentar ações e projetos sociais, com o intuito de incentivar e capacitar às empresas para que elas possam solucionar problemáticas sociais no município de Uberlândia e contribuir para um mundo mais sustentável.
Além de estimular a inserção dos temas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e Investimento Social Privado (ISP) na gestão das empresas; o projeto tem como objetivos buscar alianças e parcerias com empresas e entidades, criar uma rede, articulando as ações de RSE desenvolvidas no município, através de ferramentas de comunicação e eventos; apoiar a estrutura de programas e projetos de RSE e realizar a premiação dos Selos Empresa, Excelência Cidadã e Cidadão Benemérito.
Mais informações pelo site www.cdludi.org.br/empresacidada ou pelo telefone (34) 3239-3415.
O post Empresas, ONGs e cidadãos já podem inscrever seus projetos e concorrer ao Selo Empresa Cidadã 2013 apareceu primeiro em Rumo Sustentável.
Artigos relacionados:
- Palestra “Os Pilares da Sustentabilidade” marca abertura das inscrições para projeto Empresa Cidadã
- Abertas as inscrições para o 11º top social 2009 da ADVB-SP: organizações e profissionais podem se inscrever até o dia 11 de maio
- Responsabilidade ambiental chega às oficinas mecânicas: selo verde irá para a empresa que adotar regra ambientalmente correta